segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Retirando o Firmware UOL do Modem ADSL Speedtouch

Infelizmente não apenas com os telefones celulares estamos sujeitos ao conhecido bloqueio, os modems ADSL também fazem parte disso.

Os modems fornecidos pelo UOL possuem um firmware editado para funcionar apenas em sua rede. Em funcionamento padrão, até mesmo o reconhecimento do modem pelo software de upgrade é desativado.

Obtive um desses modems, e para conseguir utilizá-lo, tive que pesquisar um pouco como retirar o firmware. A primeira busca foi no site nacional do fabricante, http://www.speedtouch.com.br/ que sabiamente (ou não), não recomenda a atualização de firmware.

Então acabei me deparando no site http://speedtouch.republicavirtual.com.br/ que possui um bom artigo para a atualização.

Para atualizar o modem, primeiro vamos baixar o programa de atualização, e a imagem binária do SO do modem.

Software para Update: http://www.linuxadm.com.br/ST5x0v6-UpgradeSW.zip
Imagem Binária do SO: http://www.linuxadm.com.br/UK_510v6_61I5_firmware.zip (Data do Firmware 07/07/2008)

Se deseja obter a ultima versão do firmware, acesse: http://www.thomson.net/GlobalEnglish/SelfService/dsl-modems-download/Pages/default.aspx

- Depois de baixar os softwares, extraia-os para uma pasta qualquer.
- Desligue o modem, mantenha a tecla reset pressionada, e ligue o modem. Mantenha a tecla pressionada por aproximadamente 10s (até o led de Power Piscar)
- Solte o botão reset, e execute o arquivo upgradeST.exe
- Clique em próximo e o programa devera encontrar seu modem, clique em proximo novamente e selecione o arquivo de imagem (510v6_61I5_UK.bin) que será enviado ao modem.

Feito os procedimentos, o modem será reiniciado e voltará com seu ip padrao 192.168.1.254.

Utilizando-se o firmware Britanico, só existem 3 configurações de VC/VCI disponíveis, e para configurá-lo para qualquer operadora, é necessário utilizar o software de configuração feito pelo fabricante.

Configurador: http://www.linuxadm.com.br/ST5x0v6_Configurator.zip

Pronto, seu modem já está roteado, e livre para qualquer operadora.

6 comentários:

Anônimo disse...

Otimas materias, venho pedir uma ajuda, sei que essa não é local para perguntas, nas não achei como enviar um emael, hj trablho com slack no meu servidor e o meu cache é full para os clientes, gostaria de saber quanto seria a performace do cache em relação ao meu link tipo, na placa para o link o comsumo é de 4 mb e na placa de saida para os clientes esta consumindo 4.7 mb a 5.2 mb variando então estou tendo em média um ganho por conta do cache de 20% mais ou menos do meu link contratado, teria alguma forma de melhorar essa performace ou estou no limete de um ganho de um cache.

Unknown disse...

O PRoblema é que o modem nao é reconhecido para atualizar. e ai
o que fazer?

Unknown disse...

Amigão vou testar se der certo eu tiro o chapéu pra vc, abraços.

tplayer disse...

Funcionou perfeitamente aqui, e esse Firmware Britanico é melhor que o Brasileiro.

Anônimo disse...

Carol, aconteceu a mesma coisa comigo, é só ir resetando conforme explicado acima que uma hora dá certo... eu tive que resetar 3 vezes pro atualizador reconhecer....

Anônimo disse...

Para reconhecer o modem, faz-se um procedimento chamado modo kernel, que consiste em desligar o modem>manter precionado o reset do modem>ligar o modem com reset ainda precionado> aluz power fica vermelha e a ethernet fica verde>solte o reset>execute o configurador