terça-feira, 19 de agosto de 2008

Resposta ao leitor

Um usuário anônimo fez o seguinte comentario.

"Otimas materias, venho pedir uma ajuda, sei que essa não é local para perguntas, nas não achei como enviar um emael, hj trablho com slack no meu servidor e o meu cache é full para os clientes, gostaria de saber quanto seria a performace do cache em relação ao meu link tipo, na placa para o link o comsumo é de 4 mb e na placa de saida para os clientes esta consumindo 4.7 mb a 5.2 mb variando então estou tendo em média um ganho por conta do cache de 20% mais ou menos do meu link contratado, teria alguma forma de melhorar essa performace ou estou no limete de um ganho de um cache."

O proxy otimiza o trafego WEB (HTTP) portanto, primeiro vc precisa mensurar qual é o seu trafego WEB, e depois calcular qual o seu real ganho de banda. Para isso pode-se utilizar programas como o Bandwidthd (http://bandwidthd.sourceforge.net/) ou o NTOP (http://www.ntop.org)

A performance a ser obtida pelo cache pode varia entre 20 e 60% (não existe limite real), entretanto, a taxa de acerto (HIT) varia conforme o cenário. Entenda-se por cenário o ambiente do qual o proxy é condicionado.
Exemplo, uma empresa teoricamente tem seu acesso WEB frequente ao seu fornecedores, e colaboradores, ao que se difere de uma Lan House, onde o perfil de acesso é diversificado. Essa diversividade de acesso diminui a taxa de acerto do proxy.

Outros fatores, são descritos em um artigo da Rede Nacional de Pesquisa, conforme trecho abaixo:

"A porcentagem das requisicoes que conseguem ser resolvidas pelo servidor cache apenas com os dados armazenados localmente (taxa de acerto, ou "hit ratio") varia de acordo com varios fatores, tais como: a capacidade de armazenamento de objetos, o ambiente e grupo de trabalho onde estamos. Fonte: http://www.rnp.br/newsgen/9706/n2-3.html

Pessoalmente meus proxies tem obtido uma economia de banda em torno de 25% mas em alguns dias essa taxa sobe para 40%. E conforme o seu relato acredito que seu proxy está bastante eficiente.
Uma forma simples de mensurar o hit ratio, o tcp hit e a latencia do proxy é através do squid-graph, que foi demonstrado num post anterior, e tem seu fonte no endereço: http://squid-graph.sourceforge.net/

Abraços.

Nenhum comentário: